Postagens

Mostrando postagens de maio, 2020

Ciência da Religião: Uma abordagem teológica considerando as variações de uma ‘Teologia do Novo Testamento'

INTRODUÇÃO Vamos entrar em uma seara de assuntos extravagantes e naturalmente rico em argumento, que vão alimentar nesse artigo quais os ‘ distanciamento em relação à pretensão normativa dos textos religiosos’, ‘a superação dos limites do cânone’, ‘o desvencilhamento das categorias ortodoxia e heresia’, ‘o reconhecimento da pluralidade e controvertibilidade dos esquemas teológicos no cristianismo primitivo’, ‘A interpretação de ideias teológicas a partir de seu contexto vital real’; e ‘a abertura perante a história da religião’. O embate entre a fé cristã e a ciência da religião, expõe várias ferramentas e uma infinidade de recursos, que nos garante verdades provisórias e não absolutas o suficiente que atestam nossa confiança, uma vez que há inúmeras hipóteses a serem experimentadas, mas que devem ser acomodadas sem considerar uma amiga da outra, no limite dos conflitos sob a origem fatuais dos pontos que começaremos a escrever observando Gerd Theissen. ESTRUTURA PRIMITIVA

Para os Quakers os indivíduos são dotados de uma ‘luz interior’ que é o Espirito Santo

Os Quakers traz em seu conceito aquilo que são: não aceitam organização eclesiástica no modo tradicional e procuram ser simplista no relacionamento diverso. Contudo externam o que acreditam em relação ao que a bíblia ensina e a interpretam com uma margem muito literal. Como exemplo podemos citar o texto de. João 14:23 – “Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, ele guardará as minhas palavras; e meu Pai o amará, e iremos a ele, e faremos nossa morada nele”. Literalmente Jesus afirma está dentro de nós porque o amamos. Nesse ponto, a “luz interior” existe nos homens em função de um relacionamento intenso com o seu Deus, e passa longe do estado emocional e paira na seara racional do culto.  Sabemos a quem adoramos! Em 2 Coríntios 6:16b lemos; “Porque vós sois o templo do Deus vivo, como Deus disse: Eu habitarei neles e andarei entre eles; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. O nosso amor as coisas de Deus, nos leva ao conhecimento de sua presença em nós pela f

A santidade disciplinada promove crescimento na vida de um cristão em termos práticos

O apóstolo Paulo deixou bem relatado a orientação ao jovem pastor Timóteo, ao escrever em 1 Timóteo 4:8 "O exercício físico, de fato, é de algum valor; no entanto, a piedade para tudo é proveitosa, porquanto traz consigo a promessa da vida presente e futura" . A disciplina espiritual nos aproxima de Deus, e por meio do Espírito Santo Ele se aproxima de nós. Como o profeta Azarias disse ao rei Asa em 2 Crônicas 15: 2: “O SENHOR estará convosco quando você estiver com ele. Se você o procurar, ele será encontrado por você, mas se você o abandonar, ele o abandonará”. A presença de Deus vem na pessoa do Espírito Santo. Paulo traça um profundo paralelo entre treinar o corpo físico e treinar o “corpo espiritual”: ambos se atrofiam por ausência de atividades, quando se trata de exercício físico sabemos que podemos alcançar saúde para o nosso corpo com uma ginástica, corrida, ciclismo, levantamento de pesos, alongamentos, etc, mas somos alertados de que as “barras” e “flexões”

A relação entre uma vida de santidade e as demandas sociais que comprometem a fé cristã

Quando entendemos a definição de santidade do crente como a qualidade daquele que se separa dos costumes do mundo (pagãos), é uma verdade primordial, necessária e urgente, pois sem a santificação ninguém verá a Deus, no entanto, somos chamados a uma responsabilidade como seres humanos e criaturas de Deus, desde Abrão, quando convidados a levar o mundo a Deus (sê tu uma benção), ou seja, nosso estilo de vida precisa participar nas pessoas ao nosso redor, e imergir a perfeição de Deus, que frente a demanda do mundo, sempre compadeceu, mesmo sabendo que não somos merecedores, e são as suas misericórdias que nos mantém, a exemplo de Jesus que abriu os olhos dos cegos, curou os aleijados, deu pão aos famintos. A santidade é em linha uma habilidade sensitiva (tornar-se sensível as coisas da vida espiritual e material, divino e profano), que permite aos homens ter mais amor as pessoas no mundo (pagãos), que diante das demandas sociais nos permite testemunhar nosso Deus através do conhecimen

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

No esforço humano de adquirir o conhecimento de Deus e conviver plenamente em comunhão com Ele, mesmo em detrimento das verdades bíblicas, uma variedade de correntes teológicas surgiram no Ocidente e no Oriente. O Ocidente nasceu o chamado Escolasticismo, enquanto que no Oriente nasceu o misticismo. O desenvolvimento do misticismo foi uma seção ortodoxa paralela à filosofia escolástica. Enquanto que para os teólogos escolásticos, o misticismo especulativo constituía um departamento da ordem sobrenatural – Definido como uma percepção intuitiva da realidade espiritual ou, em outras palavras, estabelecimento de contato direto com Deus, descobrindo valores espirituais em experiências de êxtase. Esse tem forte apelo ao princípio ideológico, à visão de que a alma pré-existia no mundo das ideias e que de várias maneiras, deve ser distanciado do corpo e retornando ao mundo por nascer das ideias. Na seara escolástica existiam homens em sua maioria filósofos, teólogos dogmáticos e teólogos
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4