ARMINIANISMO E CALVINISMO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS [COMPARATIVO]

Texto: Peter Erick de Oliveira 
Revisão: Plabyo Geanine Nunes de Oliveira


Antes de tudo, quero dizer que não escrevi este texto no intuito de causar brigas e debates desnecessários, mas mostrar as divergências e convergências entre os sistemas soteriológicos calvinista e arminiano.

Antes de elencar os pontos em comum, bem como as diferenças entre essas duas soteriologias, quero listar algumas igrejas que, no papel, são calvinistas ou arminianas.

Igrejas Calvinistas: Igreja Presbiteriana, Anglicana, Batistas Particulares, Cristo Vive, [Congregacionais], Igreja Cristã Nova Vida (do Walter McAlister), várias que se intitulam reformada.
Igrejas Arminianas: Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Metodistas (do Brasil, Wesleyanas, Livre - todas as Metodistas), Batistas Gerais, Igreja do Nazareno, Igrejas Holiness, Exército da Salvação, Igreja de Deus, Igreja de Santidade, etc.



DEPRAVAÇÃO TOTAL

Eis um ponto em comum entre o arminianismo e o calvinismo. 

Ambos pregam a doutrina da Depravação Total, i.e., que o homem - em seu estado original - é herdeiro da natureza de Adão, e é incapaz de fazer o que é bom aos olhos de Deus, de se aproximar Dele. O Homem não pode fazer nada para ganhar a salvação e não pode escolher crer em Jesus sem a intervenção da graça de Deus (Romanos 3. 10-12   Efésios 2.1-10).

É bem verdade que alguns calvinistas, ou por má intenção ou por não conhecerem o sistema de Armínio, através de sites, blogs e redes sociais, dizem que o arminianismo não ensina essa doutrina, mas é uma inverdade. É nesse ponto que cai por terra toda a tentativa de associar o arminianismo ao pelagianismo e ao semipelagianismo.

O que é Pelagianismo? E o que é o Semipelagianismo?

Pelagianismo: o homem está neutro em relação ao pecado. Não herda a corrupção adâmica. Salva-se por escolher seguir o exemplo de Cristo e é condenado se seguir o exemplo de Adão.
Semipelagianismo: o homem está enfermo espiritualmente, mas não morto. Pode dar o primeiro passo para Deus, antes de ser alcançado pela graça Dele. Deus só completa a ação salvífica que começou no homem.

Logo, acima, vemos que o arminianismo não tem nada a ver com pelagianismo e nem com o semipelagianismo.


ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO

Ambos pregam sobre eleição e predestinação, porém:

arminianismo ensina que a eleição é condicional, i.e., para ser eleito, é necessário estar em Cristo.  A fé é essencial para tornar-se unido à Cristo. Predestinação é o plano gracioso de Deus de salvar toda a humanidade da ruína completa. Isso inclui, provisionalmente, todos os homens, mas é condicionada à fé (Romanos 8.29, 30; 1Pedro 1.2; Efésios 1.4; Efésios 2.8; Colossenses 1.22, 23).

calvinismo ensina que a eleição é incondicional, ou seja, Deus elegeu, na eternidade passada, por decreto e independe da fé (Romanos 8:29-30; 9:11, Efésios 1:4-6, 11-12).

EXPIAÇÃO

arminianismo ensina que JESUS CRISTO morreu por todos, mas sua obra salvífica só é levada a efeito naqueles que se arrependem e creem; em outras palavras, a expiação de CRISTO é suficiente, mas só se torna eficiente na vida daqueles que sinceramente se arrependem de seus pecados e aceitam CRISTO como único e suficiente Senhor e Salvador de suas vidas (João 3.16; João 6.51; 2 Coríntios 5.14; Hebreus 2.9; 1 João 2.2; Marcos 16. 15, 16; João 1.12;). 
CRISTO morreu pelas ovelhas: João 10.11, 15; CRISTO morreu pela Igreja: Atos 20.28; Efésios 5.25; CRISTO morreu por muitos: Marcos 10.45.

Já o calvinismo instrui que a expiação é limitada, i.e., que CRISTO morreu para tornar certa a salvação dos eleitos pelo decreto, na eternidade passada (Mateus 1:21; João 10:11; 17:09; Atos 20:28; Romanos 8:32; Efésios 5:25).


GRAÇA

Arminianismo ensina que a graça é resistível:

Gênesis 4.6,7; Deuteronômio 30.19; Josué 24.15; 1Reis 18.21; Salmos 119.30; Isaías 1.19, 20; Mateus 23.37; Lucas 7.30; João 1.12; João 6.51; Atos 7.51; Atos 10.43; 2 Coríntios 6.1.

O Calvinismo ensina que a graça é irresistível (João 6:37, 44; 10:16).

PERSEVERANÇA DOS SANTOS

Arminianismo

Escreveu Arminius:

"Nunca ensinei que um verdadeiro crente pode total ou finalmente cair da fé e perecer, porém, não vou esconder que há passagens da Escrituras que me parecem ensinar isso".


Importante ressaltar que o arminianismo clássico não crê que o homem pode perder a fé, uma vez que foi salvo. Por outro lado, o sistema armínio-wesleyano defende que a pessoa pode cair da fé, entretanto, tal coisa só é possível quando uma pessoa, propositadamente, escolhe viver em uma vida de pecado.

Logo, esse ponto, por si só, não é suficiente para concluir que uma pessoa é arminiana ou calvinista, se ela afirmar que crê na perseverança dos santos (Mateus 24.12, 13; Lucas 9.62; 17.32; João 15.6; Romanos 11.17-21; 1 Coríntios 9.27; Gálatas 5.4; Apocalipse 3.15; 1 Timóteo 2.10, 12; Hebreus 3.6, 12, 14; 2 Pedro 2.20-22; 1 Coríntios 15.1-2; 2 Coríntios 11.3-4).

Calvinismo

Ensina que os eleitos, incondicionalmente, irão perseverar até o fim (João 10:27-29; Romanos 8:29-30; Efésios 1:3-14).

OBSERVAÇÕES E CONCLUSÃO

Importante ressaltar que:

1. As duas linhas soteriológicas - arminiana e calvinista - pregam a depravação total.

2. Ambas pregam a doutrina da eleição e predestinação, porém não entendem essa doutrina da mesma forma.

3. As duas pregam que nem todos serão salvos, seja porque não crerão
(arminiana) ou porque não foram escolhidos desde antes da fundação do mundo (calvinismo).

4. Ambas pregam que o sacrifício de Cristo na cruz é necessário para a Salvação.


Apesar de toda a discussão que há na Internet, na maioria das vezes desnecessária, os sistemas teológicos, como vimos acima, possuem pontos em comum.

Falar que um sistema está 100% certo é errado, uma vez que são tentativas humanas, i.e., falíveis, de explicar a mente de Deus.
Beira a blasfêmia - se não o for - afirmar que um sistema é o Evangelho.

Estudemos com humildade e usemos de verdades para falarmos de ambos os sistemas. Abaixo, você verá links para aprender, de VERDADE, sobre os dois sistemas, bem como indicações de livros.

Reprodução na íntegra de https://irmaopetererick.blogspot.com/
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES