O desenvolvimento histórico da Igreja do Nazareno no mundo
O desenvolvimento histórico da Igreja do Nazareno no mundo
INTRODUÇÃO
A Igreja do Nazareno é atualmente a maior organização
religiosa de santidade Wesleyana no mundo, que se originou no Movimento da
Santidade, e comissionou-se globalmente na missão de “ir e fazer discípulos de
todas as nações”.
Os fundadores Nazarenos foram pessoas especiais que desde o
início visaram uma igreja com um governo prático, com posições doutrinárias que
tivesse o respeito a honrosa fé daqueles que venceram em nome de uma missão que
levaria milhares de pessoas ao novo nascimento, através do Senhor Jesus Cristo,
que vestia cada membro com a responsabilidade do padrão de santidade que seriam
objetos provados em suas jornadas de construção da denominação em todo o mundo.
A ORIGEM
O pai do Metodismo, John Wesley deixou três princípios
teológicos que se tornaram o alicerce da Igreja do Nazareno, quando ensinou;
I - Que a regeneração é pela graça
através da fé;
II - Que o Espírito Santo testemunha às pessoas, assegurando-lhes a graça de Deus; e,
III - A instituição da doutrina única de toda a santificação.
II - Que o Espírito Santo testemunha às pessoas, assegurando-lhes a graça de Deus; e,
III - A instituição da doutrina única de toda a santificação.
Por esse prisma a comunidade Nazarena foi fomentada na
certeza desses princípios de perfeição espiritual, ou inteira santificação,
deixado pelos primeiros metodistas, até que em meado do século XIX Phoebe
Palmer trouxe uma mensagem avivalista, que arrastou várias pessoas de outras
denominações para um movimento de busca de santidade, onde foram a público,
milhares de folhetos e livros sobre o assunto.
Em torno de 1880 surgiram as igrejas independentes baseadas na
santidade, que mais tarde vieram a se unir umas as outras com o propósito comum
como uma associação.
Em 1895 os primeiros idealizadores do que é hoje a Igreja do Nazareno, como Phineas F. Bresee, DD, CB Jernigan, CW Ruth, Joseph P. Widney, MD, Alice P. Baldwin, Leslie F. Gay, WS e Lucy P. Knott, CE McKee, e cerca de 100 outras, deram um passo a mais e introduziram a ênfase de Wesley de um amor sincero de Deus em suas vidas, como vontade divina em todos os crentes, se dando convencidos de ser necessária uma vida reavivada dando mais importância a experiência com Deus no amor perfeito, e nisso iam pregando, escrevendo e ensinando conforme diz I João 4:17-18 “Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” e também o texto de I Tes 5:23 que diz “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Esses nobre homens e mulheres viram que na Palavra ensina uma experiência para agora, e que não deveria ser confundida com a glorificação na ressurreição do corpo. Esse novo estilo de vida trazido por várias pessoas de diversas denominações, mas com um pensamento comum de santidade, incorporou uma comunidade que rejeitavam as adornadas casas de oração e cultos elegantes, que não trazia em nada salvação de almas e serviços simples aos pobres necessitados.
Em 1895 os primeiros idealizadores do que é hoje a Igreja do Nazareno, como Phineas F. Bresee, DD, CB Jernigan, CW Ruth, Joseph P. Widney, MD, Alice P. Baldwin, Leslie F. Gay, WS e Lucy P. Knott, CE McKee, e cerca de 100 outras, deram um passo a mais e introduziram a ênfase de Wesley de um amor sincero de Deus em suas vidas, como vontade divina em todos os crentes, se dando convencidos de ser necessária uma vida reavivada dando mais importância a experiência com Deus no amor perfeito, e nisso iam pregando, escrevendo e ensinando conforme diz I João 4:17-18 “Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” e também o texto de I Tes 5:23 que diz “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Esses nobre homens e mulheres viram que na Palavra ensina uma experiência para agora, e que não deveria ser confundida com a glorificação na ressurreição do corpo. Esse novo estilo de vida trazido por várias pessoas de diversas denominações, mas com um pensamento comum de santidade, incorporou uma comunidade que rejeitavam as adornadas casas de oração e cultos elegantes, que não trazia em nada salvação de almas e serviços simples aos pobres necessitados.
O nome moderno (atual) da denominação é um título que
originou nos seus antecessores da Califórnia, em 1895 que tinha entre seus
membros o Dr. Phineas F. Bresee e Dr. Joseph Pomeroy Widney, que trás em seu
significado a descrição bíblica da cidade onde Jesus Cristo foi criado com seus
pais na cidade de Nazaré e, portanto, Ele mesmo era como "um
nazareno" apontando para Mateus 2:23, e em Atos 24: 5, onde Tertulo o
descreve como "um líder da seita dos nazarenos", ou seja aqueles que
são seus seguidores.
A história conta com todas as letras e palavras que a Igreja
do Nazareno é o resultado especial consolidado de várias denominações de
santidade que se aliaram no início do século XX, para tecer o que escrevemos
hoje, quando em Chicago, Illinois, e Pilot Point, Texas, em 1907 e
1908, respectivamente, ocorreu a Primeira e a Segunda Assembleia Geral,
organizadas por C. W. Ruth e o principal fundador da Igreja do Nazareno Phineas
F. Bresee, que foram responsáveis por selarem a fusão histórica que pelo
Espírito Santo se perdura até o presente como testemunha da vontade de Deus em
suas épocas.
Em 1919, a Assembleia Geral mudou o nome para Igreja do
Nazareno por causa de novos significados associados às pessoas com o termo “Pentecostal”.
CONTRIBUIÇÃO
INTERDOMINACIONAL
Na estrada da história do povo Nazareno está o movimento de
Santidade que promoveu doutrinas fortes para uma igreja que foi fundada sob a estrutura
da união, fator muito relevante, quando sabemos que muitas denominações são
frutos de divisões, mas a contribuição de várias denominações independente
vieram acompanhada da essência doutrinária de Jonh Wesley, que inclui a
justificação pela graça através da fé e a inteira santificação que no começo
tiveram a aceitação no ajuntamento com a Central Evangelical Holiness
Association (Nova Inglaterra), a Association of Pentecostal Churches of America
(Estados Meso-Atlânticos), New Testament Church of Christ (Sul), Independent
Holiness Church (Sudoeste), Church of the Nazarene (Costa Oeste), Pentecostal
Church of Scotland, e Pentecostal Mission (Sudeste).
A Igreja erguida com sentimento genuíno Wesleyano, firmada em
uma tradição puramente Arminiana da graça livre, onde todos podem ser
alcançados por Deus sem distinção, para uma vida salva em Jesus Cristo de forma
encontrar através de suas escolhas o dom da vida eterna. Tudo isso faz da
história da Igreja do Nazareno ser diferenciada frente a várias outras igrejas
protestantes em função de sua base disciplinar que leva sua gente a uma vida
com identidade e obediência cristã.
AS ÉPOCAS
A Igreja do Nazareno é uma Igreja responsavelmente
Protestante que vem desde a sua origem afirmando essa característica nítida de
compromisso com vários pontos doutrinários e cruciais da reforma protestante,
resgatados na união de grupos como a Missão Pentecostal, 1915; Igreja
Pentecostal da Escócia, 1915; Associação de Santidade dos Leigos, 1922;
Associação Missionária da Fé Hephzibah, 1950; Missão Internacional de
Santidade, 1952; Igreja de Santidade do Calvário, 1955; Igreja dos Obreiros
Evangélicos do Canadá, 1958; e Igreja do Nazareno na Nigéria, 1988. Suas raízes
prioritárias desde a sua fundação em 13 de outubro de 1908, cunhou ações
missionárias globais, que culminou nas expansões que chegaram às Ilhas Cabo
Verde, Índia, Japão, África do Sul, Ásia, América Central e Caribe. A história
das pessoas persuadiu o que é a Igreja Nazarena em sua essência, com visão e
missão amplamente divulgadas e aceitas, porque na planta de Wesley um
ministério compassivo entre os irmãos e o alívio da fome dos mais pobres tinha
que ser marca registrada de um povo que se chama Igreja em todas as épocas. Cada
uma dessas épocas representa um contexto, um capítulo a parte, a saber;
·
Denominações de Pais
(1887–1907);
·
Consolidação (1896-1915);
·
Pesquisa de fundações
sólidas (1911–1928);
·
Persistência em meio à
adversidade (1928-1945);
·
Cruzada de meados do século
pelas almas (1945-1960);
·
Rumo ao núcleo evangélico do
pós-guerra (1960–1980); e
·
Internacionalização (desde
1980).
CONCLUSÃO
Exploramos a história Nazarena em poucas linhas, que
reconhecemos não ser o suficiente para dimensionar o tamanho de suas raízes,
que tão profundas marca continentes em todas as frentes com suas mais variadas
posições sociais de uma igreja do povo para o povo, que estão nas escolas,
faculdades, seminários e trabalhos missionários de todos os níveis e missão,
que trouxeram consigo uma herança Wesleyana no aspecto transformacional por
meio da santidade, alinhada a homens e mulheres de natureza inegavelmente vencedora.
Não duvidamos disso!
REFERENCIAS