Heresias Cristológicas


Elencando e explicando as principais heresias cristológicas:

a) Docetismo: dizia que Jesus não tinha um corpo real;
b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus;
c) Arianismo: dizia que Jesus era inferior ao Pai;
d) Apolinarismo: dizia que Jesus não tinha alma humana;
e) Nestorianismo: dizia que, em Jesus, havia duas pessoas;
f) Monofisismo: dizia que Cristo tinha uma só natureza;
g) Monotelismo: dizia que Jesus não tinha vontade humana, ou o “querer humano”.

Explicando:

a) Docetismo: dizia que Jesus não teve corpo real - O docetismo trouxe um ensino que propagava que Jesus apenas teve um corpo aparente, que em momento algum recebeu a partícula de corpo de Maria, uma vez que acreditavam que o SENHOR não poderia ter um corpo real, pois o corpo estava ligado ao pecado, que por sua vez era indigno para o Eterno.

b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus - Acredita por essa via do adocionismo que Jesus era um ser iluminado. Um homem que foi aperfeiçoado no decorrer do tempo para ser uma divindade messiânica, adotado como filho de Deus.

c) Arianismo: ensinava que Jesus era inferior ao Pai - Baseado em um texto isolado de (Jo 14, 28), fora de contexto um sacerdote chamado Ario, propagou o ensinamento de que Jesus era semelhante a Deus, mais não igual ou seja menor bem como uma criatura de Deus e não como o verbo.

d) Apolinarismo: dizia que Jesus não teve alma humana - Assim como os Docetismo que acreditava que o corpo estava ligado ao pecado e por isso Jesus não poderia para os Apolinários o Mestre possuir alma humana, pois a sua divindade era impecável.

e) Nestorianismo: em Cristo havia duas pessoas - Esse acreditava que Jesus era de dupla natureza (humana e divina), o suficiente para que propagasse a ideia de que “Deus nasceu em Belém; Deus morreu na Cruz” o que remete a uma heresia clara pois é certo que Deus não podia falecer nem morrer.

f) Monofisimo: dizia que, em Cristo, havia uma só natureza - Acreditava que Cristo incorporava a natureza humana, enquanto que o mesmo só podia ter a natureza divina, negando francamente a ações ministeriais do Jesus enquanto homem.

g) Monotelismo: em Cristo havia uma só vontade - O monotelismo ensinava somente a vontade divina em Jesus, não possuindo atributos humano que autenticasse seu ministério terreno de obediência e querer pessoal.

A bíblia explica melhor:

“Porque, assim como a morte veio por um homem, da mesma forma, por um homem veio a ressurreição dos mortos”. 1 Coríntios 15:21

“Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne.Tal é o enganador e o anticristo”. (2 Jo 7).


Rondineli S Souza
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES