Pular para o conteúdo principal

História da Igreja do Nazareno


História da Igreja do Nazareno

A igreja do Nazareno é resultado de junções de várias igrejas Wesleyanas, associações e outras denominações cristãs surgidas no século XX. A mais proeminente destas fusões teve lugar nas chamadas Assembléias Gerais, ocorridas em Chicago e em Pilot Point, entre 1907 e 1908, que resultaram na criação da Igreja Pentecostal do Nazareno, que tempos depois teria seu nome oficialmente mudado para Igreja do Nazareno.

Primeira Assembleia Geral

A primeira Assembleia Geral da Igreja do Nazareno ocorreu em Chicago entre 10 e 17 de outubro de 1907 e consistia em duas congregações distintas: a do Leste e a do Oeste americano. O grupo do Oeste constituía a igreja fundada em 1895 em Los Angeles por Phineas F. Breese, um presbítero metodista e por Joseph Widney, um médico e dirigente da University of Southern California. O grupo do Leste estava associado às Igrejas Pentecostais. O nome escolhido para a denominação religiosa foi Igreja Pentecostal do Nazareno e Phineas Bree e Hiram F. Reynolds foram eleitos os primeiros Superintendentes Gerais.

Segunda Assembleia Geral

A segunda Assembleia Geral teve lugar em Pilot Point, no Texas. A Holiness Church of Christ, fundada em 1894, se fundiu com a Igreja Pentecostal do Nazareno e organizaram a assembleia em 13 de outubro de 1908, formulando a atual igreja. A nova Igreja do Nazareno começou com 10.034 membros, 228 congregações, 11 distritos e 19 missionários.

Crescimento Internacional

Mesmo antes da fusão em Outubro de 1908, as congregações ligadas à Igreja do Nazareno tiveram a ideia de expandir a igreja por todo o mundo. A primeira região a receber missionários da Igreja do Nazareno foi a Índia em 1898 com o apoio da Associação de Igrejas Pentecostais da América. E em 1908 já haviam templos na Suazilândia, Cabo Verde e Japão seguidos por templos na África Central, México e China. Também em 1915 foram criadas igrejas nazarenas na América Central e América do Sul.

O superintendente geral Reynolds defendeu "essa missão para o mundo" e apoiou a evangelização mundial, uma característica marcante da denominação. Com o emprego de novas tecnologias a Igreja começou os seus programas de rádio na década de 1940 como, por exemplo, "Showers of Blessing" nos Estados Unidos e "La Hora Nazarena" no mundo hispânico. Até 1980 alguns países continuaram a aderir à Igreja do Nazareno.

Em 1958 um total de 19% de membros nazarenos viviam fora dos Estados Unidos. Em 1981, 28% de membros estrangeiros e em 1991 os números já ultrapassavam 1 milhão de membros espalhados pelo mundo, dos quais 43% dos membros vivem fora dos EUA.
Em 2009, 64% dos membros da igreja e 80% das congregações nazarenas, ou seja, 429 distritos estão fora dos Estados Unidos.

Números

Em 2008, o número de membros já ultrapassava a marca de 1.837.393 membros de 23 mil templos diferentes em 155 lugares do mundo. Os países com maior número de congregações nazarenas são:
Estados Unidos (658 igrejas), Haiti (107 igrejas) e Índia (59 Igrejas).
A Igreja do Nazareno também controla 58 instituições de ensino superior em 40 países em cinco continentes do planeta.
Igreja do Nazareno no Rio de Janeiro

Em 1966 através de um trabalho missionário realizado pelo casal Jaime e Carolina Kratz a Igreja do Nazareno chegou ao Rio de Janeiro em Nilópolis. O casal missionário conheceu um casal presbiteriano, Sr. Josué e Sra. Damaris, proprietários do Colégio Filgueiras, que encantados com o trabalho desenvolvido pelo missionário cederam um espaço no Instituto Filgueiras que se tornaria, em pouco tempo, uma capela para aproximadamente 100 pessoas. Com o trabalho iniciado o casal Jaime e Carolina Kratz foi deslocado para outra missão, e convidou o Rev. Lázaro Aguiar para prosseguir o trabalho já iniciado.
A Obra de Deus cresceu, frutificou, e houve a necessidade de procurar outra área maior, foi quando o Rev. Lázaro Aguiar adquiriu a propriedade onde hoje funciona a Igreja do Nazareno em Nilópolis. Atualmente, há 02 Distritos já formados e 01 em formação no Estado: Distrito Rio de Janeiro Grande Rio, Distrito Rio de Janeiro Baixada e Distrito Metropolitano.

Doutrinas 

As doutrinas oficiais da Igreja do Nazareno foram publicadas no livro Manual: Church of the Nazarene, publicado 40 anos após a primeira Assembleia Geral, onde são eleitas as normas a entrar no Manual. Os Nazarenos estabeleceram os "16 Artigos da Fé" como sua orientação cristã, além da Bíblia. Os Artigos determinam:

• Um eterno e auto-existente Deus que se manifesta através da Santíssima Trindade;
• A divindade de Jesus Cristo e o Espírito Santo;
• A autoridade da Bíblia Sagrada;
• O Pecado original e pessoal;
• Obras de Expiação;
• A necessidade de Arrependimento;
• A Graça preveniente;
• Justificação
• Regeneração e adoção do Evangelho;
• Perfeição cristã;
• Batismo;
• Celebração da Eucaristia para todos os crentes;
• Cura pela fé;
• Segunda vinda de Cristo;
• Ressurreição dos mortos.



Fonte:

wikipedia.org 
Samnaz
NazarenoPaiol

Postagens mais visitadas deste blog

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

No esforço humano de adquirir o conhecimento de Deus e conviver plenamente em comunhão com Ele, mesmo em detrimento das verdades bíblicas, uma variedade de correntes teológicas surgiram no Ocidente e no Oriente. O Ocidente nasceu o chamado Escolasticismo, enquanto que no Oriente nasceu o misticismo. O desenvolvimento do misticismo foi uma seção ortodoxa paralela à filosofia escolástica. Enquanto que para os teólogos escolásticos, o misticismo especulativo constituía um departamento da ordem sobrenatural – Definido como uma percepção intuitiva da realidade espiritual ou, em outras palavras, estabelecimento de contato direto com Deus, descobrindo valores espirituais em experiências de êxtase. Esse tem forte apelo ao princípio ideológico, à visão de que a alma pré-existia no mundo das ideias e que de várias maneiras, deve ser distanciado do corpo e retornando ao mundo por nascer das ideias. Na seara escolástica existiam homens em sua maioria filósofos, teólogos dogmáticos e teólogos...

Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana

Podemos explanar o assunto sobre a Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana, conforme já muito bem conduzido na aula Doutrina de Santidade I, como sendo uma ação conjunta com objetivo (continuidade) onde o homem responde e coopera em resposta a uma ação de Deus no plano da salvação, onde o beneficiado é o próprio homem que se encontrava perdido (depravado). Há então uma progressão durante a existência humana terrena. Então a Via Salutis "Caminho da salvação", são os "passos" para salvação, que se segue do homem perdido até a inteira santificação: Pecado original e pessoal; Expiação; Graça (Preveniente, Convencedora); Arrependimento; Justificação; Regeneração; Adoção; Santidade cristã; e Inteira Santificação. Podemos afirmar então que a tradição Armínio-wesleyana, trás em seu próprio conceito que a salvação do homem, envolve um caminho, um passo e depois outro passo que leva cada dia para mais perto da inteira santificação conforme (Ef. 4:11.14), que é a ...

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

COMO ACONTECE A ELEIÇÃO DE OFICIAIS E PASTORES DA IGREJA DO NAZARENO? SUMÁRIO: Apresentação   Capítulo 1 - OFICIAIS DA IGREJA NAZARENO   Capítulo 2 - ESCOLHA DE OFICIAIS LOCAIS   Capítulo 3 - A FUNÇÃO DA JUNTA DE GOVERNO DA IGREJA   Capítulo 4 - QUEM SÃO A JUNTA ATUAL E EXEMPLOS DE CARGOS   Capítulo 5 - COMO OCORREM AS ESCOLHAS DE PASTORES   Capítulo 6 - CHAMADA E QUALIFICAÇÕES   Capítulo 7 - QUAL O MAIOR CARGO DA IGREJA   APRESENTAÇÃO  Neste estudo, dividido em sete partes, apresentamos aspectos importantes do manual para que os obreiros da igreja local tenham um ministério harmonioso e focado em seu crescimento pessoal como servos de Deus. As orientações não garantem posições, mas ajudam todos a se prepararem para servir a Cristo e à denominação Nazarena com cuidado e zelo. Enquanto convites podem surgir ao longo do tempo, é fundamental que cada um esteja capacitado para a missão. CAPÍTULO 1: OFICIAIS...

Heresias Cristológicas

Elencando e explicando as principais heresias cristológicas: a) Docetismo: dizia que Jesus não tinha um corpo real; b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus; c) Arianismo: dizia que Jesus era inferior ao Pai; d) Apolinarismo: dizia que Jesus não tinha alma humana; e) Nestorianismo: dizia que, em Jesus, havia duas pessoas; f) Monofisismo: dizia que Cristo tinha uma só natureza; g) Monotelismo: dizia que Jesus não tinha vontade humana, ou o “querer humano”. Explicando: a) Docetismo: dizia que Jesus não teve corpo real -  O docetismo trouxe um ensino que propagava que Jesus apenas teve um corpo aparente, que em momento algum recebeu a partícula de corpo de Maria, uma vez que acreditavam que o SENHOR não poderia ter um corpo real, pois o corpo estava ligado ao pecado, que por sua vez era indigno para o Eterno. b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus -...

O desenvolvimento histórico da Igreja do Nazareno no mundo

INTRODUÇÃO A Igreja do Nazareno é atualmente a maior organização religiosa de santidade Wesleyana no mundo, que se originou no Movimento da Santidade, e comissionou-se globalmente na missão de “ir e fazer discípulos de todas as nações”. Os fundadores Nazarenos foram pessoas especiais que desde o início visaram uma igreja com um governo prático, com posições doutrinárias que tivesse o respeito a honrosa fé daqueles que venceram em nome de uma missão que levaria milhares de pessoas ao novo nascimento, através do Senhor Jesus Cristo, que vestia cada membro com a responsabilidade do padrão de santidade que seriam objetos provados em suas jornadas de construção da denominação em todo o mundo. A ORIGEM O pai do Metodismo, John Wesley deixou três princípios teológicos que se tornaram o alicerce da Igreja do Nazareno, quando ensinou;                    I -  Que a regeneração é pela graça através da fé;     ...