Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2019

Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana

Podemos explanar o assunto sobre a Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana, conforme já muito bem conduzido na aula Doutrina de Santidade I, como sendo uma ação conjunta com objetivo (continuidade) onde o homem responde e coopera em resposta a uma ação de Deus no plano da salvação, onde o beneficiado é o próprio homem que se encontrava perdido (depravado). Há então uma progressão durante a existência humana terrena. Então a Via Salutis "Caminho da salvação", são os "passos" para salvação, que se segue do homem perdido até a inteira santificação: Pecado original e pessoal; Expiação; Graça (Preveniente, Convencedora); Arrependimento; Justificação; Regeneração; Adoção; Santidade cristã; e Inteira Santificação. Podemos afirmar então que a tradição Armínio-wesleyana, trás em seu próprio conceito que a salvação do homem, envolve um caminho, um passo e depois outro passo que leva cada dia para mais perto da inteira santificação conforme (Ef. 4:11.14), que é a

Como a Imago Dei foi afetada no ser humano no ato de pecar

Nosso comentário alude o significado de Imago dei que é uma e xpressão com origem no latim que é usado na Bíblia como “ O homem foi criado à imagem Deus “ ou seja imago dei quer dizer "imagem de Deus". Assim comentamos que “Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei”  ( 1Co 15:56 ). Deus no seu infinito amor fez um pacto com o Homem, selou um convênio onde beneficiou o mesmo com as suas ricas bondade lhe oferecendo um jardim, um lar perfeito para sua existência e comunhão com o Rei, e em troca exigiu sua lealdade e obediência ao seu divino reinado sobre todas as coisas, sob pena que a falta de cumprimento das mesmas, acarretaria seu afastamento e morte. Esse afastamento diz respeito à saída do paraíso de Deus, o lugar perfeito, e consequentemente nesse pacto divino havia uma disciplina, uma punição que estabelecia a condenação caso ocorresse uma deslealdade: ‘… certamente morrerás’, e na morte, que é um aguilhão, ou a pena prevista, o pecado prend

Formação do Canon Bíblico

1 – O USO DA PALAVRA CÂNONE A palavra Canon significa segundo o dicionário uma regra: e é usada como tal em muitas partes bíblicas no chamado Novo Testamento, como Gal. 6:16; “Tantos quanto andam de acordo com esta regra.” Fil. 3:16; “Vamos andar pela mesma regra." Mas há de se observar que nas passagens citadas não há nenhum tipo de indicação ou associação no todo como um volume organizado, ou seja, a escritura. A palavra Canon, no entanto, foi usada pelos nossos patriarcas Cristãos para mencionar as Escrituras inspiradas por Deus, que nos orienta em uma vida santa. Irineu expressa sua opinião considerando, não só o velho testamento, mas bem como o novo testamento como sendo ‑ os inspirados por Deus e normativos. Atanásio, em sua Epístola Festiva, fala de três tipos de livros; o canônico - como as que foram autorizados a serem lidos nas igrejas da sua época, os Apócrifos e os outros. 2 – MOISÉS, ONDE COMEÇOU Por ter sido criado pela filha de faraó, “Moisés foi i

Heresias Cristológicas

Elencando e explicando as principais heresias cristológicas: a) Docetismo: dizia que Jesus não tinha um corpo real; b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus; c) Arianismo: dizia que Jesus era inferior ao Pai; d) Apolinarismo: dizia que Jesus não tinha alma humana; e) Nestorianismo: dizia que, em Jesus, havia duas pessoas; f) Monofisismo: dizia que Cristo tinha uma só natureza; g) Monotelismo: dizia que Jesus não tinha vontade humana, ou o “querer humano”. Explicando: a) Docetismo: dizia que Jesus não teve corpo real -  O docetismo trouxe um ensino que propagava que Jesus apenas teve um corpo aparente, que em momento algum recebeu a partícula de corpo de Maria, uma vez que acreditavam que o SENHOR não poderia ter um corpo real, pois o corpo estava ligado ao pecado, que por sua vez era indigno para o Eterno. b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus -  Acredita por essa via do adocionismo que Jesus era um ser iluminado. Um homem q
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4