Como a Imago Dei foi afetada no ser humano no ato de pecar


Nosso comentário alude o significado de Imago dei que é uma expressão com origem no latim que é usado na Bíblia como “O homem foi criado à imagem Deus “ ou seja imago dei quer dizer "imagem de Deus".
Assim comentamos que “Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei” ( 1Co 15:56 ). Deus no seu infinito amor fez um pacto com o Homem, selou um convênio onde beneficiou o mesmo com as suas ricas bondade lhe oferecendo um jardim, um lar perfeito para sua existência e comunhão com o Rei, e em troca exigiu sua lealdade e obediência ao seu divino reinado sobre todas as coisas, sob pena que a falta de cumprimento das mesmas, acarretaria seu afastamento e morte.
Esse afastamento diz respeito à saída do paraíso de Deus, o lugar perfeito, e consequentemente nesse pacto divino havia uma disciplina, uma punição que estabelecia a condenação caso ocorresse uma deslealdade: ‘… certamente morrerás’, e na morte, que é um aguilhão, ou a pena prevista, o pecado prendeu todos os homens, sujeitando-os por toda existência a servi-lo como um escravo( Hb 2:15 ).
O pecado trouxe ofensa a Deus. A punição foi necessária e, contudo a imagem de Deus no Homem foi afetada no seu estado: natural, político e moral.
1 - Imagem natural- o homem perdeu a capacidade de distinguir a verdade da falsidade e passou a ter atitudes e vontades que o leva a comportamento profanos;
2 - Imagem política – o homem perdeu a capacidade de domínio na terra que foi feito para ele por causa dele; e
3 - Imagem moral – o homem perdeu a capacidade de distinguir o que é pecado e o que é santo. Não há um relacionamento com Deus de forma íntegra.
Diante dessa imagem perdida, que afeta todas as áreas humana porque o homem não foi leal ao seu Rei, seu Senhor, ele morreu e precisa por meio de uma fé genuína ser restabelecido através da Palavra de Deus, que atesta o sacrifício de Cristo que destrói o diabo e liberta o escravo, para sua redenção, retorno ao reino, ao paraíso que é a própria salvação, pois é o local que firma novamente a imago dei.


Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES