Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2019

Uma reflexão a partir da leitura do capítulo ‘XVI A Justificação, a Regeneração e a Adoção’ do livro ‘Introdução a Teologia Cristã’ de Orton Wiley e Paul Culbertson

E inegável que a bíblia trata o plano redentor tanto no antigo testamento, bem como no novo testamento com muita propriedade e em especial o processo da justificação, regeneração e adoção possui interdependência uma relação à outra, de maneira que na aplicação do conjunto não podemos dá margem para que o inimigo de nossas almas nos veja defendo a salvação pelas obras (extremo do antigo testamento) e muito menos defendendo a salvação pela graça sem obediência (extremo do novo testamento), gerando libertinagem no seio da igreja. 1 – A JUSTIFICAÇÃO Lu tero qualificou a justificação como sendo o artigo da firmeza ou da decadência de uma igreja. Na seara do homem justificado encontramos primeiro um sacrifício perfeito, tão perfeito que não permite a nenhum acusador sustentar uma acusação contra o homem, que diante do pecado foi achado culpado e condenado pelos atos. A justificação é anulação da sentença, o ato judicial que legisla de forma pessoal, individual e dá novo sentido ao h

Breve reflexão tendo como base os conceitos de justificação, regeneração e adoção e a maneira como eles estão interligados

Há um ponto central na doutrina Armínio Wesleyana que o pecado afetou o homem no jardim do Éden, descaracterizando a imagem de Deus, nos seu mais nobre princípio, já visto que é a imagem: mortal, física e espiritualmente.  Importante frisar, que Deus no seu infinito amor planejou e executou a obra redentora por meio do seu filho Jesus Cristo, nos permitindo passar pelo processo da justificação, regeneração e adoção. O que é a justificação: Um ato judicial de Deus sobre a nossa vida. Sentença baseado na expiação, uma vez que há um culpado pelo crime cometido e assim o livramento da pena imposta. Então há o livramento da pena do pecado, que modifica nosso relacionamento com Deus na forma exterior, na aceitação do seu gesto gracioso. Paulo diz em Rm 6:23 "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" . O que é a regeneração: A regeneração (novo nascimento) por hora semelhante justificação, mas distinto u

Uma breve reflexão relacionada a infância e a adolescência de Cristo

Interessante à reflexão a respeito de Jesus Cristo, por se tratar de um período que se não observado a luz da base bíblica e também histórica, abre margem a inúmeras heresias e falácias que destorcem a verdade e difama o puro propósito do seu nascimento, vida, ministério para com os homens foco do seu intenso sacrifício. Os nefastos comentários hereges vão da sugestão de uma vida depravada moralmente, a viagem a outros planetas e entre visitas e residência no oriente. A bíblia como fonte trás evidencia de sua permanência durante a sua idade infantil até a maior idade na região de Nazaré. Observamos em Lc 2:51 que aos 12 anos de idade após uma visita a Jerusalém, regressava com seus pais “para Nazaré; e era-lhes submisso”, também em Lc 4:16 afirma que Jesus foi criado na cidade de Nazaré e Mc 1:19 diz que Jesus sai de Nazaré para ser batizado por João Batista no rio Jordão. Poderíamos apontar outras referencia bíblicas que colaboram com essa afirmativas a respeito do local onde ele

Porque Deus permitiu que o ser humano pecasse?

Registrado no livro dos Gênesis, nosso Deus por seu decreto divino ordena a criação e entre ela está o Homem. Adão e Eva são os protagonistas de um cenário que chamado à responsabilidade pelo seu Senhor e Rei, devem se submeter ao mesmo para que por meio de sua fidelidade se beneficie e gozem do direito a viver e ser à Sua imagem, os representantes do Reino Celestial aqui na terra. Deus lhes deu uma simples ordem: “Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás.” Um aviso seguiu esta proibição: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Conhecemos o desenrolar dessa história lendo o livro dos Gênesis até o capítulo 3, mas nossas palavras aqui se resumem a responder: Porque Deus permitiu que o ser humano pecasse? No primeiro momento parece óbvio que se há onisciência de Deus, e não havia motivos para usa-la no momento da criação, pois estava a um passo de criar um ser com total livre-arbítrio, por que sondaria seu futuro? Mas partindo do pressupos
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4