Breve reflexão tendo como base os conceitos de justificação, regeneração e adoção e a maneira como eles estão interligados


Há um ponto central na doutrina Armínio Wesleyana que o pecado afetou o homem no jardim do Éden, descaracterizando a imagem de Deus, nos seu mais nobre princípio, já visto que é a imagem: mortal, física e espiritualmente. 
Importante frisar, que Deus no seu infinito amor planejou e executou a obra redentora por meio do seu filho Jesus Cristo, nos permitindo passar pelo processo da justificação, regeneração e adoção.
O que é a justificação: Um ato judicial de Deus sobre a nossa vida. Sentença baseado na expiação, uma vez que há um culpado pelo crime cometido e assim o livramento da pena imposta. Então há o livramento da pena do pecado, que modifica nosso relacionamento com Deus na forma exterior, na aceitação do seu gesto gracioso. Paulo diz em Rm 6:23 "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor".
O que é a regeneração: A regeneração (novo nascimento) por hora semelhante justificação, mas distinto um do outro, que nos permite dizer que a regeneração é uma experiência real de mudança no mais íntimo de nosso coração, de maneira que a força do pecado que atuou no jardim do Éden, nãos nos domine mais, pela obra do espírito que nos eleva em atitudes que louvam a Deus, qual seja uma mudança interna. Paulo diz II cor 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
O que é adoção: Segundo o Novo Dicionário de Teologia, “A adoção é o estabelecimento legal de um relacionamento de parentesco entre duas pessoas reconhecido como equivalente.
Feito justo por Deus, ou seja, justificado, aceito a expiação vivendo o novo nascimento, a regeneração, o homem tem o privilégio de ser adotado por Deus. Paulo diz em Gl 4.5: “a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” afirmando a legalidade do novo relacionamento que no ato de graça cada um de nós somos redimido (comprados), para uma nova experiência de vida prática, onde está a vivência no Reino de Deus, de modo que essa adoção, expressa a obra do Pai, Filho e Espírito Santo nos filhos da promessa, para testemunho do seu grande amor em meio a uma geração carente de recebe-lo.

Rondineli da Silva Souza
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES