Porque Deus permitiu que o ser humano pecasse?


Registrado no livro dos Gênesis, nosso Deus por seu decreto divino ordena a criação e entre ela está o Homem.
Adão e Eva são os protagonistas de um cenário que chamado à responsabilidade pelo seu Senhor e Rei, devem se submeter ao mesmo para que por meio de sua fidelidade se beneficie e gozem do direito a viver e ser à Sua imagem, os representantes do Reino Celestial aqui na terra. Deus lhes deu uma simples ordem: “Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás.” Um aviso seguiu esta proibição: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17).
Conhecemos o desenrolar dessa história lendo o livro dos Gênesis até o capítulo 3, mas nossas palavras aqui se resumem a responder: Porque Deus permitiu que o ser humano pecasse?
No primeiro momento parece óbvio que se há onisciência de Deus, e não havia motivos para usa-la no momento da criação, pois estava a um passo de criar um ser com total livre-arbítrio, por que sondaria seu futuro?
Mas partindo do pressuposto que aprendemos que a vontade de Deus é boa e agradável e fez tudo perfeito, logo entendemos que o Senhor almejava e realizou a manifestação da sua gloria, fazendo do homem, um ser inteligente.
Aqui importante frisar que inteligente é ser “não artificial”, como as máquinas digitais dos nossos dias modernos. Deus cria um homem dotado de inteligência completa e com livre-arbítrio, que na sua vivência a princípio no Éden iria ou deveria exalar amor pelo seu criador, no modo de agir em todo momento, quando escolhesse obedecer a ordem dada em Gênesis 2:17. Agora digo que essa obediência não é algo programado (inteligência artificial), que deveria ocorrer voluntariamente no coração do homem, o que o torna um ser completo, perfeito e à imagem de Deus.
Se o homem não pudesse fazer escolha, ou seja, se Deus não o criasse com essas faculdades intelectuais tão importantes, essa seria uma criação feita para adora-lo completamente imperfeita.
Essa imperfeição opera em todos os homens por causa do pecado original. Todos agora são destituídos conforme nos relata Romanos 3:23 , em virtude da desobediência do homem. Mas estamos no tempo em que o nosso Senhor ainda nos permite usar de forma voluntária nosso desejo de sermos imagem e semelhança dele por meio do Senhor Jesus Cristo, quando decidimos aceitar sua Graça ou não, em alusão a Romanos 6:23.
Mas uma vez a obediência e o livre-arbítrio!

Rondineli da Silva Souza
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES