Uma breve reflexão relacionada a infância e a adolescência de Cristo


Interessante à reflexão a respeito de Jesus Cristo, por se tratar de um período que se não observado a luz da base bíblica e também histórica, abre margem a inúmeras heresias e falácias que destorcem a verdade e difama o puro propósito do seu nascimento, vida, ministério para com os homens foco do seu intenso sacrifício. Os nefastos comentários hereges vão da sugestão de uma vida depravada moralmente, a viagem a outros planetas e entre visitas e residência no oriente.
A bíblia como fonte trás evidencia de sua permanência durante a sua idade infantil até a maior idade na região de Nazaré. Observamos em Lc 2:51 que aos 12 anos de idade após uma visita a Jerusalém, regressava com seus pais “para Nazaré; e era-lhes submisso”, também em Lc 4:16 afirma que Jesus foi criado na cidade de Nazaré e Mc 1:19 diz que Jesus sai de Nazaré para ser batizado por João Batista no rio Jordão. Poderíamos apontar outras referencia bíblicas que colaboram com essa afirmativas a respeito do local onde ele vivia (Mt 2:23; 26:71; Mc 1:24; 10:47; 16:6; Lc 4:34; 18:37; 24:19; Jo 1:45; 18:5, 7; 19:19; At 2:22; 3:6; 4:10; 6:14; 22:8; 26:9), e (At 24:5).
Se estivermos certos do local onde Jesus vivia, logo podemos através dessa leitura dos evangelhos como primeira fonte, apontar que ele cumpriu através dos seus pais os rituais da lei mosaica, sendo circuncidado, teve uma infância robusta, ou seja, viveu um tempo normal como qualquer outra criança, mas que despontava sabedoria diferenciada, porque a graça de Deus estava com ele (Lc 2:52).
Durante sua adolescência possuía a normalidade que a história conta a respeito da vida cotidiana das cidades do primeiro século. Após passar pelo período infantil robusto, teve a oportunidade de estudar aprendendo a ler e escrever em algum momento desse período antes do ministério, como mostra em (Lc 4,16-17), apontando para a literatura Judaica da época que era normal toda criança judaica, por motivos religiosos necessitava aprender ler e a escrever. No período de adolescência ele crescia fisicamente de maneira que já podia ajudar a seu pai José na carpintaria, bem como na agricultura, o que seria normal para aqueles tempos não haver exclusividade de trabalho único pelo tamanho da própria cidade. Lucas deixa um registro interessante a respeito do seu comportamento, quando diz que Jesus era um rapaz submisso (Lc 2:51), apontando para um exemplo de permanência e aceitação respeitosa ao círculo familiar da sua época.
No evangelho de Lucas 2: 46 e Marcos 6:2 faz menção ao início da trajetória intelectual, espiritual e messiânica de Jesus Cristo e mostram a continuidade do seu propósito quando assentado entre os doutores da lei discutia com eles a respeito da lei de Deus e apresenta-se como autoridade, como o filho do Homem. Pois certamente ele aprendeu a orar ao Pai, cumprindo as instruções da sua época como “Shemá” (em hebraico, “Escuta”) e “Shemoné Esre” (em hebraico, “Dezoito”).
Foi neste clima de oração que Jesus cresceu e que o marcou profundamente seu tempo de vida que a bíblia nos seus evangelhos traz poucas informações, pois conforme João 20:30-31 informa que os escritos não são biografias exaustivas de Jesus, e sim boas novas com um conteúdo biográfico restrito ao seu específico propósito salvífico.

Rondineli da Silva Souza
Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES