A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES

Uma igreja em ação, é como um grupo de pessoas que se reúnem com um fim único, que é servir a Deus, é um veículo utilizado por Ele, para conduzir as pessoas a sua presença. Mas a forma que utilizam para esse fim, é responsabilidade das pessoas que estão na frente dos trabalhos.

A simplicidade está no fato que no período antes de Cristo, a igreja simples era identificada somente pelo fato que estava em um determinado local para proclamar ao mundo que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador.

A obra de REINER, Thom S; GEIGER, Eric: Igreja Simples: Retornando ao processo de Deus para fazer discípulos, aborda um tema muito interessante, onde numa pesquisa foram analisadas duas igrejas, que serviram de ponto de observação para qual meio tem sido mais relevante para retornar ao processo saudável de se obter uma igreja eficaz no exercício do cristianismo impactante.

Uma que se utilizava do método complexo e outra do método simples. Ambas tinham o mesmo interesse, crescer, transformar vidas e leva-las à Deus. Contudo, a primeira encontrou dificuldades para realizar seu propósito. Ela, com grande vontade de ajudar todas as pessoas criou um departamento para cada faixa etária. Escolheu lideres responsáveis, e bem capacitados, e deixou que trabalhassem à vontade, contanto que aproximasse as pessoas de Deus. A segunda realizou as mesmas coisas, entretanto com uma única diferença, estabeleceu uma meta e exigiu que todos departamentos trabalhassem em cima dela. A primeira por dar liberdade aos responsáveis, cada uma seguiu a linha de pensamento que achava ser a melhor. Resultante disso foi uma igreja sem um propósito certo. Além, de não ocorrer o crescimento esperado, todos os dias das semanas eram ocupados na igreja, gerando apenas pessoas cansadas e frustradas. No demais, a segunda como tinha uma meta estabelecida, manifestava-se logo um único proposito. E sobre ele, todos trabalhavam. Aparecendo assim um crescimento na igreja e pessoas direcionadas, não perdidas, por ter tantas coisas a realizar e sem saber por onde ou por qual começar. As pessoas da segunda igreja estavam focadas apenas num objetivo, sendo fácil perceber o que tinham que realizar.

COMO CHEGAR AOS RESULTADOS?

Em resposta a tudo que o livro nos apresenta, podemos entender que fazer uma revolução na igreja nos dias de hoje não é simples, tão somente ser formos complexos no modo de organizar e processar o trabalho a ser desenvolvido. 

Partindo do simples e sem criar nada e apenas aproveitando ferramentas inerentes a cada contexto em que está estabelecida uma comunidade cristão, podemos avançar em um micro projeto simples, a saber:

1- Oração – essencial colocarmos nas mãos de Deus tudo;

2- Converse com a sua comunidade – todos os líderes de departamento podem colher dados com a comunidade onde estão, pois os encontros são naturais nas escolas, trabalho, padaria, mercado, nas praças;

3- Identifique necessidades – o que eles pensam, como querem viver, são perguntas que visa identificar as prioridades;

4- Encontre soluções – líderes são para solucionar;

5- Conecte pessoas – momento específico para fazer a roda girar – necessidades x solução – ação em conjunto.

Podemos pensar em trabalhar em situações específicas, onde estamos em uma comunidade repletas de jovens e crianças. Assim podemos conecta-los imediatamente com:

1 - Incentivo à música – aulas de diversos instrumentos (podem serem confeccionados utilizando materiais recicláveis o que é muito social);

2 - Aprendizagem profissional – muitos não sabem o que desejam ser e como vão ser, e a oportunidade de orientação é extensa;

As razões para que a igreja se torne simples novamente, vai interagir muito com a compreensão das finalidades do cristianismo e como atuou Jesus Cristo para fundar uma igreja itinerante. Para os cristãos, deve ser notório a participação na sociedade como forma simples de atuar nas vidas das pessoas, o que necessariamente não quer dizer estar no culto. Nisso podemos ver que há sempre melhores condições de enfrentamento de vários tipos cenários que no presente século redundam em estresse e de eventos negativos da vida. A igreja simples, lida com as adversidades do dia a dia das pessoas e no contexto dos países cristão do ocidente, está presente uma enorme necessidade, que podem ser suprimida sem complexidade pela igreja de Cristo: 

1 - Auxiliar os moradores de rua.

Podemos observar que dedicar atenção e cuidado à população que não tem teto para morar, é algo que torna a ação da igreja simples. Cada um desses alcançados faz parte de uma multidão que são testemunhas de milagres em suas próprias vidas o que torna os próximos movimentos mais claros, porque serão feitos por aqueles que já experimentaram um resultado. Nesse sentido, a igreja poderá conduzir campanhas para arrecadação de agasalhos e alimentos.

Olhando para todo esses contexto acima, podemos reconhecer que na prática temos falhas em nosso ministério que estão em processo de ajustes e reconstrução. Das análises efetuadas no livro Igreja Simples, concluiu-se que a no conceito geral cada igreja possui uma responsabilidade social como um mandamento bíblico, mas também é um dever legal, e não se aplica somente onde há os "velhos países cristãos do Ocidente", pois os motivos que levaram a fundação da igreja de Cristo é universal. Por isso estamos reajustando todos os projetos sempre que possível em cada etapa de metas atingidas ou não, porque o objetivo central é de promover e amar o ser humano. Neste sentido, a missão da Igreja e ao seu lado a evangelização, vão ser sempre um movimento voltado para a promoção da vida e da dignidade do ser humano no seu mais alto nível. Assim entendemos que enquanto temos essa visão, não estamos complexos, talvez podemos está com pouca organização na jornada dos resultados.

PROJETO PARA IGREJA SIMPLES

Igrejas crescentes e vibrantes são igrejas simples. Existe nelas um processo simples de conexões e crescimento rumo à maturidade do discípulo.

Jesus foi o maior revolucionário do simples. Enquanto em seu tempo havia um cenário religioso extremamente complicado e congestionado, Jesus simplificou tudo e gastou seu tempo com gente improvável: cobradores de impostos e pecadores. Enquanto os judeus gastavam seu tempo com 613 mandamentos e suas mais variadas interpretações, Jesus resumiu tudo em Amar a Deus e ao próximo (Mt 22.37-40), por isso Ele sugere que tomem sobre sí Seu jugo (Mt 11.28).

O sucesso de uma igreja não deve ser medido pelo desempenho de determinada atividade, mas pelo todo, em como o processo tem levado pessoas comuns a tornarem-se discípulos de Jesus, manifestando Cristo ao mundo.

Uma igreja que prega e vive o evangelho de Jesus Cristo de forma verdadeira.

Uma igreja cujas canções refletem a paixão por Cristo.

Uma igreja que alegra-se com os triunfos do passado, mas está constantemente olhando para o futuro, com uma visão que inspira e influencia a muitos.

Uma igreja que é grande o suficiente para sonhar em escala mundial e pessoal o suficiente para que cada um encontre o seu lugar.

Uma igreja que é constantemente inovadora, dinâmica e inspiradora.

Uma igreja cuja liderança é unificada em seu compromisso com a autenticidade, credibilidade e qualidade do seu coração.

Uma igreja que defende a causa das igrejas locais em todos os lugares, incentivando-as a serem tudo o que Deus as chamou para ser.

Uma igreja comprometida com o ensino bíblico de qualidade em todas as faixas etárias.

Uma igreja que proporcionará um mercado comunitário abastecido pelos membros de nossa comunidade, onde as famílias que não têm condições retomarão sua dignidade de fazer sua despesa mensal sem custo algum.

Uma igreja que continuará oferecendo um Centro de Capacitação Ministerial para os seus futuros pastores, músicos e missionários.

Uma igreja que se compromete a construir um complexo de atividades socioeducativas para as crianças e adolescentes de todas as regiões que nossas mãos conseguirem alcançar.

Uma igreja com um time de mídia qualificado e equipamentos de qualidade superior para atingir os objetivos pretendidos.

Uma igreja que ama a Deus e ao próximo, e faz discípulos!

CONCEITO SIMPLES DE CLAREZA, MOVIMENTO, ALINHAMENTO E FOCO

O conceito de clareza, movimento, alinhamento e foco é fundamental num processo de construção que conduza ao amadurecimento do cristão.

Afim de trazer esta clareza, temos na prática a caminhada na igreja local, como a formação das programações semanais. São os ensaios, a escolar dominical, os cultos nos lares e cultos de celebração, treinamentos diversos e campanhas. Cada espaço desses citado agrega algo especial na vida de cada cristão, tanto no crescimento pessoal, como do serviço ao Reino.

Numa igreja simples, os espaços de crescimentos somam à experiências. A escolar dominical não produza a mesma experiências que o culto de celebração provocam, e assim por diante. Sendo assim quem não vive essas múltiplas experiência tem o seu processo de crescimento diferente em relação a um outro cristão que vivencia.

Ao falarmos de culto de celebração, estamos deixando explícito que é o espaço de adoração à Deus, de comunhão, alegria, onde a ministração da palavra reflete como combustível que moverá a pessoa no decorrer da semana. Não é então um espaço de especificidades.

O foco não é priorizar o ensino ou as ações, para isso temos outros espaços. Esse é o conceito de movimento na igreja simples. Nosso desafio é levar o cristão a compreender a importância dos espaços de crescimento que temos enquanto igreja local em uma comunidade.

CONCLUSÃO

O processo para obter uma igreja simples portanto passa pelo entendimento que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que cada cristão é a própria Igreja viva. Sendo assim concluímos que a vida cristã como é, como forma de igreja nos leva a testemunhar com ações que comunicam o amor ao próximo sem sermos superiores, mais acessíveis as pessoas e as suas necessidades, porque são metas que todos podem alcançar, pois é a finalidade do evangelho, salvar, transformar vidas, isso é simples. 

REFERÊNCIA

REINER, Thom S; GEIGER, Eric. Igreja Simples: Returning to God's Process for Making Disciples - 2011


Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo