Pular para o conteúdo principal

A Compaixão em Mateus 25:35-46: O Legado da Igreja do Nazareno

A compaixão é um tema central na mensagem de Cristo, especialmente refletido em Mateus 25:35-46, onde Ele nos convida a cuidar dos necessitados, identificando-se com os que sofrem. Esse chamado à ação ficou eternizado na fundação da Igreja do Nazareno, em 1895, por Phineas F. Bresee e Joseph P. Widney, junto com cerca de outras 100 pessoas em Los Angeles. Esses pioneiros acreditavam firmemente que os cristãos, santificados pela fé, deveriam emular o exemplo de Jesus, dedicando seu tempo e recursos ao auxílio dos menos favorecidos. 

Nesse contexto, o Evangelho se torna não apenas um ensinamento, mas um estilo de vida, uma responsabilidade compartilhada entre os fiéis. O compromisso com a salvação das almas e o socorro aos necessitados ressoa nas atitudes daqueles que, ao longo da história, se esforçaram para atender as necessidades do próximo. Seguir o exemplo de Cristo nos leva a uma vida de serviço e compaixão, refletindo o amor divino em ações concretas. À medida que continuamos a nos inspirar nesses ensinamentos, somos chamados não apenas a ouvir, mas a agir, fazendo a diferença na vida dos que precisam. Cada gesto de bondade e cada ato de compaixão é uma expressão do amor de Deus, transformando tanto quem recebe quanto quem oferece.

A compaixão é um tema central na mensagem de Cristo, especialmente refletido em Mateus 25:35-46, onde Ele nos convida a cuidar dos necessitados, identificando-se com os que sofrem. Esse chamado à ação ficou eternizado na fundação da Igreja do Nazareno.


O compromisso com a salvação das almas e o socorro aos necessitados ressoa nas atitudes daqueles que, ao longo da história, se esforçaram para atender as necessidades do próximo. Seguir o exemplo de Cristo nos leva a uma vida de serviço e compaixão, refletindo o amor divino em ações concretas. À medida que continuamos a nos inspirar nesses ensinamentos, somos chamados não apenas a ouvir, mas a agir, fazendo a diferença na vida dos que precisam. Cada gesto de bondade e cada ato de compaixão é uma expressão do amor de Deus, transformando tanto quem recebe quanto quem oferece.

O texto de Mateus 25:35-46 nos mostra claramente como a compaixão é a face mais visível da bondade de Deus. Nesta passagem, Jesus nos conta a história de um rei que, ao julgar seus servos, não considera apenas as ações corretas, mas também a compaixão e a ajuda prestadas a pessoas necessitadas. Ele enfatiza que a ação de dar de comer ao faminto, beber ao sedento, abrigar ao desprovido e visitar os doentes é, na verdade, uma forma de servir a Cristo Ele mesmo. Isso nos lembra que a compaixão não é uma questão acessória, mas sim uma questão de essência, um reflexo do caráter de Deus, que se manifesta em nós quando somos fiéis às Suas palavras e nos dedicamos a fazer a Sua vontade.

Recomendados para você

Postagens mais visitadas deste blog

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

No esforço humano de adquirir o conhecimento de Deus e conviver plenamente em comunhão com Ele, mesmo em detrimento das verdades bíblicas, uma variedade de correntes teológicas surgiram no Ocidente e no Oriente. O Ocidente nasceu o chamado Escolasticismo, enquanto que no Oriente nasceu o misticismo. O desenvolvimento do misticismo foi uma seção ortodoxa paralela à filosofia escolástica. Enquanto que para os teólogos escolásticos, o misticismo especulativo constituía um departamento da ordem sobrenatural – Definido como uma percepção intuitiva da realidade espiritual ou, em outras palavras, estabelecimento de contato direto com Deus, descobrindo valores espirituais em experiências de êxtase. Esse tem forte apelo ao princípio ideológico, à visão de que a alma pré-existia no mundo das ideias e que de várias maneiras, deve ser distanciado do corpo e retornando ao mundo por nascer das ideias. Na seara escolástica existiam homens em sua maioria filósofos, teólogos dogmáticos e teólogos...

Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana

Podemos explanar o assunto sobre a Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana, conforme já muito bem conduzido na aula Doutrina de Santidade I, como sendo uma ação conjunta com objetivo (continuidade) onde o homem responde e coopera em resposta a uma ação de Deus no plano da salvação, onde o beneficiado é o próprio homem que se encontrava perdido (depravado). Há então uma progressão durante a existência humana terrena. Então a Via Salutis "Caminho da salvação", são os "passos" para salvação, que se segue do homem perdido até a inteira santificação: Pecado original e pessoal; Expiação; Graça (Preveniente, Convencedora); Arrependimento; Justificação; Regeneração; Adoção; Santidade cristã; e Inteira Santificação. Podemos afirmar então que a tradição Armínio-wesleyana, trás em seu próprio conceito que a salvação do homem, envolve um caminho, um passo e depois outro passo que leva cada dia para mais perto da inteira santificação conforme (Ef. 4:11.14), que é a ...

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

COMO ACONTECE A ELEIÇÃO DE OFICIAIS E PASTORES DA IGREJA DO NAZARENO? SUMÁRIO: Apresentação   Capítulo 1 - OFICIAIS DA IGREJA NAZARENO   Capítulo 2 - ESCOLHA DE OFICIAIS LOCAIS   Capítulo 3 - A FUNÇÃO DA JUNTA DE GOVERNO DA IGREJA   Capítulo 4 - QUEM SÃO A JUNTA ATUAL E EXEMPLOS DE CARGOS   Capítulo 5 - COMO OCORREM AS ESCOLHAS DE PASTORES   Capítulo 6 - CHAMADA E QUALIFICAÇÕES   Capítulo 7 - QUAL O MAIOR CARGO DA IGREJA   APRESENTAÇÃO  Neste estudo, dividido em sete partes, apresentamos aspectos importantes do manual para que os obreiros da igreja local tenham um ministério harmonioso e focado em seu crescimento pessoal como servos de Deus. As orientações não garantem posições, mas ajudam todos a se prepararem para servir a Cristo e à denominação Nazarena com cuidado e zelo. Enquanto convites podem surgir ao longo do tempo, é fundamental que cada um esteja capacitado para a missão. CAPÍTULO 1: OFICIAIS...

O desenvolvimento histórico da Igreja do Nazareno no mundo

INTRODUÇÃO A Igreja do Nazareno é atualmente a maior organização religiosa de santidade Wesleyana no mundo, que se originou no Movimento da Santidade, e comissionou-se globalmente na missão de “ir e fazer discípulos de todas as nações”. Os fundadores Nazarenos foram pessoas especiais que desde o início visaram uma igreja com um governo prático, com posições doutrinárias que tivesse o respeito a honrosa fé daqueles que venceram em nome de uma missão que levaria milhares de pessoas ao novo nascimento, através do Senhor Jesus Cristo, que vestia cada membro com a responsabilidade do padrão de santidade que seriam objetos provados em suas jornadas de construção da denominação em todo o mundo. A ORIGEM O pai do Metodismo, John Wesley deixou três princípios teológicos que se tornaram o alicerce da Igreja do Nazareno, quando ensinou;                    I -  Que a regeneração é pela graça através da fé;     ...

Heresias Cristológicas

Elencando e explicando as principais heresias cristológicas: a) Docetismo: dizia que Jesus não tinha um corpo real; b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus; c) Arianismo: dizia que Jesus era inferior ao Pai; d) Apolinarismo: dizia que Jesus não tinha alma humana; e) Nestorianismo: dizia que, em Jesus, havia duas pessoas; f) Monofisismo: dizia que Cristo tinha uma só natureza; g) Monotelismo: dizia que Jesus não tinha vontade humana, ou o “querer humano”. Explicando: a) Docetismo: dizia que Jesus não teve corpo real -  O docetismo trouxe um ensino que propagava que Jesus apenas teve um corpo aparente, que em momento algum recebeu a partícula de corpo de Maria, uma vez que acreditavam que o SENHOR não poderia ter um corpo real, pois o corpo estava ligado ao pecado, que por sua vez era indigno para o Eterno. b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus -...