Refletindo sobre a Adoração e o Culto Cristão


A adoração é a mais nobre capacidade do homem reconhecer alguém acima dele mesmo, mas que não assemelha a um monólogo, mais perfeitamente a verdadeira adoração atrai uma resposta do adorado. Quando a Bíblia relata a aliança feita com o seu povo, atribui um diálogo profundo e contínuo, na mais alegre conversa a um provimento de sustentação que faz da adoração o único culto possível e digna de aceitação, que são os elementos e propósito da nossa relação com Deus.
Quando diante de um Deus tão sublime, a adoração precisa vir acompanhada de alguns elementos que ao descrevermos merece a atenção necessária à aquele que nos amou primeiro, que expiou nossos pecados, para nos reconciliar com o Pai, para nossa comunhão com os irmãos.
Hoje estamos observando inúmeros desafios dentro das igrejas, porque não compreendem o que é a verdadeira adoração. E visível que muitos definem a adoração como um padrão de serviço operacional, que envolve cantores, instrumentistas, musicistas, aparelhagem de ultima geração e ambiente a gosto dos convidados. Ou seja, nos parece que entendem que a adoração é assistir ao culto, ao invés de serem participantes do culto, porque nós somos o culto a Deus. Além do mais ouvimos constantemente nas igrejas falarem de louvor e adoração, é um distinto do outro o suficiente para não estarem relacionados? Não é todo louvor de adoração?
Descrevemos as necessidades da adoração correta, que se encontra perdida no meio da igreja, e urgente é vivê-la:
  • ·          Auto-exame: Preciso fazer um exame de mim mesmo pelo fio das escrituras, no reconhecimento de minhas falhas e pecados com Deus e meus irmãos e me arrepender.
  • ·        Comunhão: Proclamar nossa unidade na fé através de Cristo que em sinal de humildade lavou os pés dos discípulos, inclusive daqueles que ia traí-lo ou abandona-lo. O serviço ao próximo é nossa capacidade de entender a necessidade dos outros, nos outros e em Cristo.
  • ·          Perdão: Recebemos perdão por causa da expiação do nosso Salvador na cruz, por isso uma adoração verdadeira precisa de um coração limpo e a vontade na presença do pai, está livre de culpa, tanto no sentido de perdoar e ser perdoado, pois Cristo nos perdoou incondicionalmente.
  • ·          Louvor: A Bíblia nos ordena a louvar ao Senhor em todo tempo, e que se faça com o nosso coração, com a alma, com a mente e com toda nossa força. Fazer desse momento uma experiência única que revela tão somente nosso relacionamento com Deus por dois motivos; seu caráter e suas ações.
Aprendemos que devemos levar para nosso viver de todos os instantes esses elementos essenciais da adoração, pois o Pai importa que seus adoradores o adorem em qualquer lugar e momento. Que os nossos dias amanheçam com a saudação à Deus, confissão de pecados, perdão, oferta, orações e cânticos.

Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES