Comentário do V. PECADO, ORIGINAL E PESSOAL (artigo de fé da Igreja do Nazareno)

Fazendo uso para escrever sobre o V artigo de fé do manual da Igreja do Nazareno, a saber; Pecado, Original e Pessoal.

Na forma como nossa assembleia decidiu, e por meio dela cremos conforme as mais claras em referências (Pecado Original: Gênesis 3; 6:5; Jó 15:14; Salmo 51:5; Jeremias 17:9-10; Marcos 7:21-23; Romanos 1:18-25; 5:12-14; 7:1—8:9; I Coríntios 3:1-4; Gálatas 5:16-25; I João 1:7-8 Pecado Pessoal: Mateus 22:36-40; (com I João 3:4); João 8:34-36; 16:8-9; Romanos 3:23; 6:15-23; 8:18-24; 14:23; I João 1:9—2:4; 3:7-10), passamos por essas linhas desenhar um quadro muito contemporâneo dos efeitos do pecado na vida do homem e na sua relação com o próximo e si mesmo.

O homem foi construído para ser simples e funcional. Deus nos deixa saber disso no relato da sua criação, quando Ele assinala qual era o papel de Adão naquele lugar, que envolvia apenas dois extremos básicos; trabalho e descanso. E no meio disso a verdadeira adoração ao criador. Nesse relato do mandato divino tinha como básico e muito simples ser frutífero e encher a terra (Genesis 1:28; 2:15), o que tornaria o homem imitador de Deus, trabalhava enquanto não descansava, e descansava do seu belo trabalho.

Mas no relato de Gênesis 3, vimos as coisas da errada, o homem se perde entre os extremos e Adão foi tentado a negar a adoração, perdendo o domínio sobre suas atitudes, que por sua vez mostra a escravidão do homem. Primeiro o pecado faz o homem romper o relacionamento com o criador supremo e se coloca sob maldição eterna, como consequência uma vida pervertida de trabalho e lazer. Observe que o homem mantém um dos extremos que é o trabalho, mas o meio pelo qual vivia que era a adoração, é substituído por lazer e não há mais descanso.

Marcas profundas passam acompanhar o homem durante sua jornada de vida:

·         “Maldita é a terra por causa de você”. (Gn 3:17);

·         “Com dor você comerá todos os dias da sua vida; espinhos e cardos produzirão para você; e comereis as plantas do campo ”(Gn 3:17-18);

·          “Pelo suor do seu rosto você comerá pão, até voltar ao chão, porque dele foi tirado; porque tu és pó, e ao pó voltarás ”(Gn 3: 19).

O homem é preso na sua ingerência e futilidade de todos os dias que lhe causa frustações imensas, o que provoca um relacionamento frágil com o próximo e consigo mesmo, encabeçada pela desconfiança (a mulher que tu me deste me enganou), desacreditada nas pessoas (a serpente disse que não aconteceria nada), uma relação baseada nas dores que não foram criadas para participar da vida do homem, mas que maltrata seu interior, sua alma e consome sua mente.

Sentenciado a morte, ao homem resta apenas mais um tempo com uma vida sem orientação, porque a vida perdeu seu verdadeiro sentido sem Deus.

O pecado corrompe a criação; a mulher era para ser ajudante do homem e o homem colaborador de Deus. A consequência é que perdemos o prazer de ajudar uns aos outros; não faz sentido sem Deus. A vida diz respeito tão somente a trabalhar para pagar o descanso do fim de semana ou feriado, ou até mesmo no local de trabalho os homens parecem flutuar no espaço, pois estão pensando bem na próxima festinha ou no filme que lançaram no cinema. Não há Deus para esse homem!

A queda do homem produziu maldições adjacentes fruto do próprio pecado que vai tomando conta do homem e adicionalmente se enche de coisas que o distancia do caminho da adoração e do descanso que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

Em pleno século XXI a auto-realização e auto-glória está no mais alto degrau da vida do homem, o que faz pensarmos na sabedoria de Deus em ter dado ao homem o livre arbítrio, ao invés de apenas dificultar o trabalho (Gn 3:17-19), mas tornar o sucesso um vazio.

Graças a Deus que para esse veneno mortal, há um remédio, há um antídoto; O próprio Deus é o remédio através do sangue de Jesus vertido na cruz, por essa razão também foi o primeiro a pregar o evangelho, como diz Gênesis 3:15 “(...) o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".

Nos aspecto cristão também no século XXI, através desse evangelho nos foi removido as manchas desse pecado (2 Co 5:17), o que é necessário caminhar em santidade, pois nos recorda a Palavra que “Chamados para serem santos”, são aqueles que vivem a experiência de todos os dias descansando no Pai eterno e enquanto o pecado nos rodeia, caminhamos em adoração ao criador vivendo sua graça, que nos desenvolve como pessoas renovadas e restauradas através de um processo até que vem a perfeição, como diz “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus” (Hebreus 12.14).


Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES