Pular para o conteúdo principal

Comentário do V. PECADO, ORIGINAL E PESSOAL (artigo de fé da Igreja do Nazareno)

Fazendo uso para escrever sobre o V artigo de fé do manual da Igreja do Nazareno, a saber; Pecado, Original e Pessoal.

Na forma como nossa assembleia decidiu, e por meio dela cremos conforme as mais claras em referências (Pecado Original: Gênesis 3; 6:5; Jó 15:14; Salmo 51:5; Jeremias 17:9-10; Marcos 7:21-23; Romanos 1:18-25; 5:12-14; 7:1—8:9; I Coríntios 3:1-4; Gálatas 5:16-25; I João 1:7-8 Pecado Pessoal: Mateus 22:36-40; (com I João 3:4); João 8:34-36; 16:8-9; Romanos 3:23; 6:15-23; 8:18-24; 14:23; I João 1:9—2:4; 3:7-10), passamos por essas linhas desenhar um quadro muito contemporâneo dos efeitos do pecado na vida do homem e na sua relação com o próximo e si mesmo.


O homem foi construído para ser simples e funcional. Deus nos deixa saber disso no relato da sua criação, quando Ele assinala qual era o papel de Adão naquele lugar, que envolvia apenas dois extremos básicos; trabalho e descanso. E no meio disso a verdadeira adoração ao criador. Nesse relato do mandato divino tinha como básico e muito simples ser frutífero e encher a terra (Genesis 1:28; 2:15), o que tornaria o homem imitador de Deus, trabalhava enquanto não descansava, e descansava do seu belo trabalho.

Mas no relato de Gênesis 3, vimos as coisas da errada, o homem se perde entre os extremos e Adão foi tentado a negar a adoração, perdendo o domínio sobre suas atitudes, que por sua vez mostra a escravidão do homem. Primeiro o pecado faz o homem romper o relacionamento com o criador supremo e se coloca sob maldição eterna, como consequência uma vida pervertida de trabalho e lazer. Observe que o homem mantém um dos extremos que é o trabalho, mas o meio pelo qual vivia que era a adoração, é substituído por lazer e não há mais descanso.

Marcas profundas passam acompanhar o homem durante sua jornada de vida:

·         “Maldita é a terra por causa de você”. (Gn 3:17);

·         “Com dor você comerá todos os dias da sua vida; espinhos e cardos produzirão para você; e comereis as plantas do campo ”(Gn 3:17-18);

·          “Pelo suor do seu rosto você comerá pão, até voltar ao chão, porque dele foi tirado; porque tu és pó, e ao pó voltarás ”(Gn 3: 19).

O homem é preso na sua ingerência e futilidade de todos os dias que lhe causa frustações imensas, o que provoca um relacionamento frágil com o próximo e consigo mesmo, encabeçada pela desconfiança (a mulher que tu me deste me enganou), desacreditada nas pessoas (a serpente disse que não aconteceria nada), uma relação baseada nas dores que não foram criadas para participar da vida do homem, mas que maltrata seu interior, sua alma e consome sua mente.

Sentenciado a morte, ao homem resta apenas mais um tempo com uma vida sem orientação, porque a vida perdeu seu verdadeiro sentido sem Deus.

O pecado corrompe a criação; a mulher era para ser ajudante do homem e o homem colaborador de Deus. A consequência é que perdemos o prazer de ajudar uns aos outros; não faz sentido sem Deus. A vida diz respeito tão somente a trabalhar para pagar o descanso do fim de semana ou feriado, ou até mesmo no local de trabalho os homens parecem flutuar no espaço, pois estão pensando bem na próxima festinha ou no filme que lançaram no cinema. Não há Deus para esse homem!

A queda do homem produziu maldições adjacentes fruto do próprio pecado que vai tomando conta do homem e adicionalmente se enche de coisas que o distancia do caminho da adoração e do descanso que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

Em pleno século XXI a auto-realização e auto-glória está no mais alto degrau da vida do homem, o que faz pensarmos na sabedoria de Deus em ter dado ao homem o livre arbítrio, ao invés de apenas dificultar o trabalho (Gn 3:17-19), mas tornar o sucesso um vazio.

Graças a Deus que para esse veneno mortal, há um remédio, há um antídoto; O próprio Deus é o remédio através do sangue de Jesus vertido na cruz, por essa razão também foi o primeiro a pregar o evangelho, como diz Gênesis 3:15 “(...) o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".

Nos aspecto cristão também no século XXI, através desse evangelho nos foi removido as manchas desse pecado (2 Co 5:17), o que é necessário caminhar em santidade, pois nos recorda a Palavra que “Chamados para serem santos”, são aqueles que vivem a experiência de todos os dias descansando no Pai eterno e enquanto o pecado nos rodeia, caminhamos em adoração ao criador vivendo sua graça, que nos desenvolve como pessoas renovadas e restauradas através de um processo até que vem a perfeição, como diz “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus” (Hebreus 12.14).


Recomendados para você

Postagens mais visitadas deste blog

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

No esforço humano de adquirir o conhecimento de Deus e conviver plenamente em comunhão com Ele, mesmo em detrimento das verdades bíblicas, uma variedade de correntes teológicas surgiram no Ocidente e no Oriente. O Ocidente nasceu o chamado Escolasticismo, enquanto que no Oriente nasceu o misticismo. O desenvolvimento do misticismo foi uma seção ortodoxa paralela à filosofia escolástica. Enquanto que para os teólogos escolásticos, o misticismo especulativo constituía um departamento da ordem sobrenatural – Definido como uma percepção intuitiva da realidade espiritual ou, em outras palavras, estabelecimento de contato direto com Deus, descobrindo valores espirituais em experiências de êxtase. Esse tem forte apelo ao princípio ideológico, à visão de que a alma pré-existia no mundo das ideias e que de várias maneiras, deve ser distanciado do corpo e retornando ao mundo por nascer das ideias. Na seara escolástica existiam homens em sua maioria filósofos, teólogos dogmáticos e teólogos...

Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana

Podemos explanar o assunto sobre a Via Salutis na tradição Armínio-wesleyana, conforme já muito bem conduzido na aula Doutrina de Santidade I, como sendo uma ação conjunta com objetivo (continuidade) onde o homem responde e coopera em resposta a uma ação de Deus no plano da salvação, onde o beneficiado é o próprio homem que se encontrava perdido (depravado). Há então uma progressão durante a existência humana terrena. Então a Via Salutis "Caminho da salvação", são os "passos" para salvação, que se segue do homem perdido até a inteira santificação: Pecado original e pessoal; Expiação; Graça (Preveniente, Convencedora); Arrependimento; Justificação; Regeneração; Adoção; Santidade cristã; e Inteira Santificação. Podemos afirmar então que a tradição Armínio-wesleyana, trás em seu próprio conceito que a salvação do homem, envolve um caminho, um passo e depois outro passo que leva cada dia para mais perto da inteira santificação conforme (Ef. 4:11.14), que é a ...

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

COMO ACONTECE A ELEIÇÃO DE OFICIAIS E PASTORES DA IGREJA DO NAZARENO? SUMÁRIO: Apresentação   Capítulo 1 - OFICIAIS DA IGREJA NAZARENO   Capítulo 2 - ESCOLHA DE OFICIAIS LOCAIS   Capítulo 3 - A FUNÇÃO DA JUNTA DE GOVERNO DA IGREJA   Capítulo 4 - QUEM SÃO A JUNTA ATUAL E EXEMPLOS DE CARGOS   Capítulo 5 - COMO OCORREM AS ESCOLHAS DE PASTORES   Capítulo 6 - CHAMADA E QUALIFICAÇÕES   Capítulo 7 - QUAL O MAIOR CARGO DA IGREJA   APRESENTAÇÃO  Neste estudo, dividido em sete partes, apresentamos aspectos importantes do manual para que os obreiros da igreja local tenham um ministério harmonioso e focado em seu crescimento pessoal como servos de Deus. As orientações não garantem posições, mas ajudam todos a se prepararem para servir a Cristo e à denominação Nazarena com cuidado e zelo. Enquanto convites podem surgir ao longo do tempo, é fundamental que cada um esteja capacitado para a missão. CAPÍTULO 1: OFICIAIS...

Heresias Cristológicas

Elencando e explicando as principais heresias cristológicas: a) Docetismo: dizia que Jesus não tinha um corpo real; b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus; c) Arianismo: dizia que Jesus era inferior ao Pai; d) Apolinarismo: dizia que Jesus não tinha alma humana; e) Nestorianismo: dizia que, em Jesus, havia duas pessoas; f) Monofisismo: dizia que Cristo tinha uma só natureza; g) Monotelismo: dizia que Jesus não tinha vontade humana, ou o “querer humano”. Explicando: a) Docetismo: dizia que Jesus não teve corpo real -  O docetismo trouxe um ensino que propagava que Jesus apenas teve um corpo aparente, que em momento algum recebeu a partícula de corpo de Maria, uma vez que acreditavam que o SENHOR não poderia ter um corpo real, pois o corpo estava ligado ao pecado, que por sua vez era indigno para o Eterno. b) Adocionismo: dizia que Jesus era filho adotivo de Deus -...

O desenvolvimento histórico da Igreja do Nazareno no mundo

INTRODUÇÃO A Igreja do Nazareno é atualmente a maior organização religiosa de santidade Wesleyana no mundo, que se originou no Movimento da Santidade, e comissionou-se globalmente na missão de “ir e fazer discípulos de todas as nações”. Os fundadores Nazarenos foram pessoas especiais que desde o início visaram uma igreja com um governo prático, com posições doutrinárias que tivesse o respeito a honrosa fé daqueles que venceram em nome de uma missão que levaria milhares de pessoas ao novo nascimento, através do Senhor Jesus Cristo, que vestia cada membro com a responsabilidade do padrão de santidade que seriam objetos provados em suas jornadas de construção da denominação em todo o mundo. A ORIGEM O pai do Metodismo, John Wesley deixou três princípios teológicos que se tornaram o alicerce da Igreja do Nazareno, quando ensinou;                    I -  Que a regeneração é pela graça através da fé;     ...