Crítica textual das três vertentes milenistas tendo como base o pensamento central do autor Millard J. Erickson - livro ‘Escatologia. Polêmicas em torno do Milênio’ Parte Dois (Conceitos Milenistas)
Refletindo a escatologia
como algo com um potencial enorme para aceleração cardíaca, dado a enorme
atenção necessária tanto a compreensão do assunto, bem como a sua própria
interpretação. Baseando em Apocalipse 20: 1–10, afinamos os pontos centrais
entre os três pensamentos:
1
– Pós-milenismo: Sobre essa corrente apoia o
entendimento interpretativo que o reino de Deus está presente agora, ainda que
com a ausência do Rei, mas equipado por ele na esperança de paz como sendo um
resultado natural, sem literidade da duração do Milênio, ou seja não
necessariamente mil anos do calendário, onde gradualmente o reino é propagado
pelo evangelho.
2
– Amilenismo: Uma corrente de uma interpretação que
reconhece o simbolismo aplicado nos elementos da escatologia em apocalipse,
dando importância a realidade da história em direção ao seu curso final, mas
que, no entanto não se preocupa com “uma exteriorização,
ou uma melhoria das condições, não ensinando que o mundo inteiro será
convertido antes da volta de Cristo, nem que as condições do mundo inevitavelmente
piorarão”, assim afirmam que há duas diferentes ressureição descrita, a
espiritual e a física.
3
- Pré-milenista: Uma corrente que usa a forma literalista
da interpretação, se tratando da escatologia apocalíptica, com apoio
futurístico cunha com mais proximidade a abordagem “mais literal de interpretação dos escritos proféticos, o que tende a
nos deixar mais otimistas quanto à possibilidade de determinar o significado
desses escritos”.
Minha
crítica:
Faz necessário conforme
o autor expôs se apoiar na hermenêutica do texto de Apocalipse 20: 1–10 para compreender
o que vem está escrito, quando perguntamos: o que João pretendia dizer à igreja
de seu tempo? Ao fazer isso, ficou claro que João media o conflito entre as
forças da luz e das trevas de formas extraordinariamente simbólicas,
figurativas, visionárias e descritivas. Obvio que, no conflito entre luz e
trevas, Jesus está nos conduzindo no plano de salvação nos dias finais, no
porvir.
Afirma o autor que
ainda que ele tenha uma visão pautada nos argumentos exegéticos a favor do
pré-milenismo, não podem servir de motivo para a separação da verdadeira igreja
de Cristo, ainda que cada um com suas convicções e alternativas interpretativas
em diversos pensamentos.
Rondineli da Silva Souza