Elencando objetivamente a proposta do autor do artigo "A juventude latino-americana e a eclesiologia wesleyana: rejuvenescendo a tradição e a igreja"


O autor revela em suas palavras: “Estamos diante de uma situação tão nova que exige de todos nós o mesmo rigor e compromisso espiritual, intelectual e pastoral que Wesley teve em seus dias”.
É impressionante para os dias atuais certas semelhanças que exige tais comportamento aguerrido de nossa tradições cristãs, quando é necessário apontar o que mais valorizamos hoje.
E apontado que há uma carência, no mundo a fora, nos confins da terra que não devemos abrir mão, ou seja, inegociável essa relação de amor como a de Wesley, com uma obra piedosa e coerência teológica.
Chama atenção que é necessária mais ortodoxia, para alcançar doutrinas certas e verdadeiras, como dizia William Ames, que a medula da teologia é como a doutrina de "viver para Deus". Acertadamente a ênfase ao ortopraxe, para que a igreja possa desenvolver doutrinas e ensinamentos focados no comportamento e prática correta. E por fim, mais ortopata, para que as dimensões emocionais práticas venham influenciar como fazemos e como sentimos e confirmando o que os Salmos nos apresentam quando os homens de Deus se movendo em lágrimas, clamores e paixão pelas coisas de Deus.
A igreja pode se unir em uma missão possível no cumprimento do Ide, na vivência de uma pregação eficaz e real, com autoridade e testemunho vivo, que vai levar a cada um de nós a amar obra e ao Deus todo poderoso, no chamado de Deuteronômio 6, inculcando e estimulando a presença de Deus nas pessoas, nas ações e visando uma experiência prática que sobressaia a dos fariseus.
Atos 1: 8 capacita a igreja em Cristo para essa missão. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Rondineli da Silva Souza

Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES