A identidade da Igreja do Nazareno contextualizados


A igreja do Nazareno vem preservando ao longo de seu primeiro século a sua história e a sua identidade, que marca sua trajetória sem esbarrar na heterodoxia, que conclamam um sincretismo perigoso.  Contudo sabemos que o tempo mostra suas fissuras somente quando posta contra a luz, e somente por meio do interesse em um evangelho genuíno que a instituição vai passar de longe a uma má reputação a despeito de suas características mais forte; “santidade ao Senhor”.
Tocar em pontos históricos que marcaram essas características pode e sempre trazem desgastes e acelera processos dissidentes e dividem comunidades inteiras, não sendo para um conservador contumaz como eu, algo que agrega qualidade ao reino de Deus. Junto com mudanças vem também na bagagem estereótipos indesejáveis já alcançados por muitas denominações, que infelizmente são percepções erradas de um todo.
Generalizar não pode, mas obstante a necessidade de cada momento e geração, precisamos está abertos aos movimentos principalmente da antropologia, arqueologia, psicologia e sociologia, ainda que como ciências sociais tenha sido um pilar na compreensão de determinados assuntos e tabus no seio da igreja, não desejamos encorpar pensamentos, sentimentos, costumes e modos que venham tirar identidade Nazarena do equilíbrio pontual que a distingue das demais e muito mais daqueles que trabalham para morar no céu. Nossa conduta em um século particulariza-nos dentro de um grupo identitário social e evangélico, por vez associada a instituições heterogênea. Somos marcados para eternidade e as necessidades temporais são temporais, e toda mudança precisam ser avaliadas a nível contextual sem deixar rachaduras que desabam a igreja de Cristo e escandalize seu nome, sem variação ou coadunante com desconexas doutrinas antibíblicas com forte apelo político populares caracterizado por desvio de padrões emergentes.

Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES