A Identidade da Igreja do Nazareno preservada ao longo do seu primeiro século de existência



INTRODUÇÃO

O manual da Igreja do Nazareno em seu artigo de fé inicia falando de um Deus Trino. “Cremos num só Deus infinito, eternamente existente, Soberano Criador e Sustentador do universo; que somente Ele é Deus, santo na Sua natureza, atributos e propósitos”. Ao passo que justamente nAquele que se crê está imergido ema identidade única, ímpar e absoluta.Uma Igreja forjada no chamado de Deus e capacitada pelo Espírito Santo, para penetrar as mais duras terras no mundo testemunhando o Senhorio de Cristo. Nessa definição que a identidade da Igreja do Nazareno se mantém ao longo de um século de trabalho nas batalhas de construção de uma igreja que se estende ao reino dos céus (Mateus 28: 19-20; 2 Coríntios 6: 1). Porta de entrada para feridos e cansados, a denominação encorajara pessoas em direção a uma maturidade espiritual através de um discipulado metodista aplicado as mais variadas camadas de pessoas e necessidades.

QUALIDADE DA IDENTIDADE


A denominação da Igreja do Nazareno é uma organização de 1908, fundada por inúmeros grupos do movimento de santidade, encabeçados por um metodista chamado Phineas Bresee, que cravou como princípio a seguir a santificação como uma prerrogativa de Deus, a partir do momento da regeneração, no qual os novos crentes recebem alforria, para viverem para Cristo, em obediência e amor. Nesse contexto as pessoas que pertencem a essa denominação emergem desde muito cedo de forma muito particular, práticas religiosas que moldam essa identidade única e distinta entre demais co-irmãs cristãs.Para Wesley, “uma nova  doutrina  deveria  estar  errada.   A velha  religião  era  verdadeira.   Nenhuma  doutrina poderia  estar  correta  a  menos  que  concordasse  com  a doutrina dos primórdios,  isto é,  a Igreja Primitiva”.Podemos observar que no decorrer do tempo surgiram muitas denominações com novas identidades e doutrinas, que se opuseram umas as outras e dividiram teologicamente, mas a igreja do Nazareno tem em seu alicerce nascituro a união de várias denominações do movimento de santidade e pentecostal, algo muito apropriado à visão Wesleyana, quando os Nazarenos expandiram a semelhança da igreja primitiva como uma religião de origem divina.

HÁ UM SÉCULO

Os membros Nazarenos desde a sua fundação são instruídos de forma metodista e expansionista em sua a capacidade de descrever a sua própria história e em especial no testemunho vivo e prático da sua personalidade teológica. Muito mais que um púlpito, a identidade da denominação como todo tem sido preservada, no testemunho de compaixão e socorro que afirma sua base soteriológica Arminiana e da teologia wesleyana.Nos eventos que seguiram a construção da igreja, explicam como se deu a imensa e estrutura missionária, que marcou a denominação por onde que se estabeleceu, dentro de uma perspectivas históricas em linha com seu tempo e época sem sair da posição do seu conteúdo e significado das Regras de Fé Nazarenas, que vão além dos valores da própria Igreja do Nazareno e sua implementação global e local, porque é mensurada em um contexto favorável a convivência humana e social, onde o socorro e a compaixão são necessárias.

Vejamos o que cada tempo desse século representou:·

         

  •           Denominações de Pais (1887–1907);
  • ·         Consolidação (1896-1915);
  • ·         Pesquisa de fundações sólidas (1911–1928);
  • ·         Persistência em meio à adversidade (1928-1945);
  • ·         Cruzada de meados do século pelas almas (1945-1960);
  • ·         Rumo ao núcleo evangélico do pós-guerra (1960–1980); e
  • ·         Internacionalização (desde 1980).


CONCLUSÃO

A denominação através de sua liderança vem sendo os responsáveis diretos na transmissão de valores que selam a integridade da Identidade Nazarena, equipando o seu povo para obra e serviço de Deus, desenvolvendo ações presentes e implantando ferramentas humanas que enveredam em todos os níveis sociais, com capacidade claras e objetivas de interagir e manter posições distintas de santidade, que na prática nada mais é que seu testemunho diário de relacionamento com Deus e com seu próximo.
A semente vai germinando em vários lugares com princípios missionários que identifica e demonstra maneiras de ser semelhante a Cristo.
“Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.” (João 5:36).
A denominação da Igreja do Nazareno vem fazendo a obra, cumprindo sua missão e esse é uma característica que marca os ambientes mais devastados da sociedade que carecem de práticas ao invés de discursos, assim como o Senhor Jesus afirmava serem suas obras prova de que era Ele o próprio Deus, quem olhava para Ele via suas obras, quem olhava as obras via o enviado do Pai.

Não duvidamos disso!

REFERÊNCIA



Minha foto
Rondineli SS
Sou casado com Shirlene e pai de um casal de filhos; Marianna e Phillipi. Amante do ensino bíblico, apaixonado pela bíblia, desde a conversão em 1997. Pastor certificado pela Igreja do Nazareno - Professor credenciado do STNB (Seminário Teológico Nazareno do Brasil) - Doutorando em Teologia - GCBC Great Commission Bible Colege - Mestre em Teologia e Estudos Bíblicos: WWES WorldWide Evangelical Seminary - Superior em Teologia Cristã - BTS - Birmingham Theological Seminary - Formação Ministerial e Teologia - STNB (Estratégicas) - Pós Graduado: Teologia, Sociologia e Filosofia - IPEMIG – Instituto de Pedagogia de Minas Gerais / Faculdade IBRA "Aqui estou eu! Envie-me." (Isaías 6: 8)


1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



Postagens mais visitadas deste blog

Eleição de oficiais e pastores da Igreja do Nazareno

As diferenças existentes entre Escolasticismo e Misticismo

A IGREJA PODE SER MUITO SIMPLES